Back

CIM Coimbra recebe título de Região Europeia da Gastronomia em Bruxelas

Já está a decorrer a cerimónia de entrega do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A cerimónia está a ter lugar na embaixada da Eslovénia em Bruxelas e o galardão vai vigorar entre 2019 e 2021.

Vários autarcas dos 19 municípios que fazem parte da CIM da Região de Coimbra estão na capital da Europa a participar no evento.

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída, anualmente a duas regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

A candidatura é promovida pela CIM Região de Coimbra, que conta entre os fundadores com a Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo, Instituto Politécnico, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além do apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

No final de julho, o júri (IGCAT) já tinha reconhecido que, “de facto, havia um compromisso entre a gastronomia e a comunidade, com as confrarias e associações que trabalham neste domínio, e um enquadramento com os vinhos”.

CIM Região de Coimbra é uma comunidade intermunicipal que integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, constituída ao abrigo da lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

* Margarida Prata, Angela Cunha e Sandro Garcia, equipa CentroTV em Bruxelas

Post a Comment

Share This