Back

Especialista internacional em autismo dá aula na Escola Saúde de Coimbra

Roseann Schaaf, professora e presidente do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Thomas Jefferson (U.S.A), vai lecionar uma aula aberta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) no dia 3 de março.

Investigadora premiada, Roseann Schaaf tem trabalhado sobretudo com crianças com autismo, estudando a eficácia da Integração Sensorial na Terapia Ocupacional.

“Um trabalho que já teve o apoio de mais de 35 programas de financiamento e deu origem a dezenas de publicações”, adianta a ESTeSC em comunicado.

Segundo dados da investigadora, o autismo é a deficiência de desenvolvimento mais comum da infância.

Aproximadamente 90 por cento dos indivíduos com autismo sofrem de disfunção sensorial (SD – como girar sobre si próprio ou mexer as mãos na frente do rosto) que interfere substancialmente com a função.

Pais e professores indicam que estes são alguns dos obstáculos mais desafiadores à participação em atividades para crianças.

A compreensão da SD no autismo e, posteriormente, desenvolver e testar novas e inovadoras abordagens de tratamento para melhorar a disfunção sensorial no autismo é uma preocupação de saúde pública importante.

A pesquisa de Roseann Schaaf representa uma nova abordagem e uma nova e promissora direção de pesquisa sobre autismo a partir da qual caracterizar a disfunção sensorial (comportamental e fisiologicamente), examinar as relações entre as medidas comportamentais e fisiológicas da SD e, em seguida, examinar seu impacto no comportamento adaptativo (desempenho das atividades diárias necessárias para a autossuficiência pessoal e social) e participação (definida como envolvimento bem-sucedido em atividades domésticas, escolares e comunitárias).

A investigadora norte-americana desloca-se à ESTeSC para lecionar uma unidade curricular da pós-graduação em Integração Sensorial mas, antes, partilhará os resultados dos seus estudos numa aula aberta a todos os alunos e profissionais interessados nestas matérias

Post a Comment

Share This