Exército em Coimbra “apadrinhado” pelo Presidente da República

0
311

O Presidente da República presidiu às comemorações do Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada de Intervenção do Exército.

As comemorações do tiveram o seu momento alto ontem à tarde, com uma cerimónia militar, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, na Avenida Emídio Navarro.

O evento incluiu discursos, imposição de condecorações, entrega do estandarte Nacional à guarda que regressou e fechou a participação portuguesa no Teatro de Operações do KOSOVO, desfile de tropas e de veículos e equipamento militar.

O Presidente da República destacou hoje o empenhamento de Portugal nas missões da NATO, considerando importante que o país continue a assumir responsabilidades “nos esforços da comunidade internacional”, ao nível da segurança.

“Poderá ainda parecer estranho para alguns, estando distantes da realidade, que as nossas Forças Armadas sejam empregues em teatros de operações aparentemente longínquos. No entanto, importa afirmar que é do interesse nacional que Portugal assuma as responsabilidades no esforços da comunidade internacional ao nível da segurança e da defesa”, disse ontem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que discursava em Coimbra, durante a cerimónia militar de receção do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e Encerramento do Teatro de Operações do Kosovo.

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, os vereadores do Desporto e da Cultura, Carlos Cidade e Carina Gomes, respetivamente, e o chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, também estiveram presentes na cerimónia, entre outras personalidades.

Foi a oportunidade para largas centenas de pessoas poderem observar parte da capacidade militar do país.

Até ao dia 7, ainda é possível apreciar uma exposição de Demonstração de Capacidades, instalada no Parque Verde do Mondego.

As comemorações do Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada de Intervenção contaram com o apoio do Município de Coimbra.

DEIXE UMA RESPOSTA