Back

“A Grande Emissão do Mundo Português” na RUC

Esta terça as nossas casas transformam-se no estúdio da Emissora Nacional com a transmissão em direto de A Grande Emissão do Mundo Português.

O espetáculo do Teatrão voltará a ser emitido na Rádio Universidade de Coimbra (RUC), em dois horários, para que a quarentena se torne menos monótona.

O espetáculo foi gravado em janeiro de 2019, durante a sua primeira temporada na Oficina Municipal do Teatro. Um ano depois, o contexto é outro e o momento que vivemos significativamente mais alarmante.
Na passada quinta-feira o Teatrão, em concordância com o plano de contingência ativado pelo Munícipio de Coimbra face ao surto de COVID-19, optou por suspender toda a sua atividade dentro e fora da Oficina Municipal do Teatro, tendo inclusive cancelado as duas apresentações de A Grande Emissão do Mundo Português em Almada. Mas apesar da quarentena o espetáculo vai para o ar, literalmente, integrando a programação da Rádio Universidade de Coimbra já esta terça em duas emissões. A primeira está agendada para as 15h, para que os utentes dos lares, centros de dia e IPSS se possam sintonizar; a segunda para um pouco depois das 22h, depois do noticiário dessa hora.
A produção inspira-se na rádio dos nos 40 a 60. Mas mais especificamente no período em que a Emissora Nacional era uma mera ferramenta de difusão da ideologia do Estado Novo em Portugal. Ao longo do espetáculo observamos e (neste caso) ouvimos os cinco trabalhadores da Emissora a tentar levar a cabo o programa de acordo com as normas e com o politicamente correto, com enorme profissionalismo e educação. Como era suposto.
Desta vez, a história da Emissora e a do espetáculo convergem de um novo modo: antes, para distrair os portugueses daquilo que verdadeiramente se passava no país e no mundo; agora, para distrair os ouvintes do momento difícil que passamos e que esperamos ultrapassar o mais rapidamente possível.

Publicar comentário