Back

Anadia foi capital nacional da columbófilia

Mais de dois milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e inclusive de diversas regiões de Espanha, visitaram a 47ª Exposição Nacional de Columbofilia, organizada pela Associação Columbófila do Distrito de Aveiro (ACDA), com o apoio do Município de Anadia, que decorreu, no passado fim de semana, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos.

Em exposição estiveram cerca de 500 pombos-correio, oriundos de vários distritos, de norte a sul de Portugal. Uma oportunidade única para os aficionados da modalidade poderem observar “in loco” os campeões da modalidade.

Na sessão de inauguração, o presidente da ACDA, Luís Silva, manifestou a sua gratidão a todos quantos colaboraram na organização da mostra, deixando uma palavra de agradecimento ao Município de Anadia por todo o apoio dado, sublinhando que esta mostra tem como objetivo “honrar os verdadeiros heróis das nossas corridas, os pombos”.

O presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Luís Jacinto, destacou o trabalho das associações distritais e dos columbófilos na dinamização da modalidade. Elogiou ainda o “magnifico” espaço onde decorreu a exposição, deixando um grande agradecimento à Câmara Municipal de Anadia por ter proporcionado todas as condições e também pela colaboração dada.

A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso disse que a autarquia, “marcou o ano de 2020, como um desafio para o desporto, afirmando-nos, cada vez mais, como Município do Desporto”, acrescentando que “estamos a trabalhar pela diferença, naquilo que é o apoio da autarquia às nossas modalidades”. Referiu ainda o facto de existir em Anadia uma tradição nesta modalidade, havendo, atualmente duas associações que desenvolvem a columbofilia, apoiadas pelo Município.

Salientou ainda o facto de o executivo municipal, ter aceite, desde a primeira hora, o desafio de receber esta mostra nacional, tendo confessado que, na altura, “não imaginávamos a dimensão e o envolvimento, bem como a dinâmica comercial associada à modalidade”.

Maria Teresa Cardoso deu os parabéns à organização pelo espírito solidário da iniciativa, com a receita das entradas a reverter para os Bombeiros Voluntários de Anadia. Referiu-se ainda aos alunos de algumas escolas do Ensino Pré-Escolar e do 1º ciclo do concelho, que realizaram trabalhos alusivos aos pombos-correio, e que tiveram a oportunidade de visitar a mostra, tomando um contacto mais próximo com esta modalidade e aprofundando assim os seus conhecimentos sobre estas aves.

Rematou a sua intervenção deixando um convite a todos os presentes para que regressem numa outra oportunidade, com mais tempo, para visitarem os principais pontos turísticos do concelho e apreciarem as iguarias bairradinas.

 

Publicar comentário