Back

Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António apresentado em Coimbra

A Diocese de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Turismo Centro de Portugal vão fazer a apresentação do Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António, que terá lugar no dia 14 de outubro, pelas 15h00, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Cruz, situada na Praça 8 de Maio, em Coimbra.

A conferência de imprensa contará com a participação de D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Pe. Francisco Claro, Vigário Paroquial de Santa Cruz de Coimbra, e Frei Severino Centomo, Guardião do Convento Franciscano de Santo António dos Olivais de Coimbra.

Por solicitação do Bispo de Coimbra, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020.

A BKN | CentroTV produziram o vídeo promocional do Jubileu

A razão por detrás de um marco tão significativo é o facto de no próximo ano se celebrarem os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos, e cujas relíquias repousam em Coimbra. O exemplo destes franciscanos influenciou de forma decisiva o jovem padre Fernando de Bulhões, que decide deixar o Mosteiro de Santa Cruz e tornar-se franciscano no então ermitério de Santo António Abade dos Olivais, tomando o nome de António – o “nosso” Santo António, de Lisboa, de Coimbra e para o mundo, um dos santos mais notáveis da cristandade.

O Ano Santo Jubilar terá um intenso e vasto programa pastoral e cultural, do qual farão parte conferências diversas, um ciclo de “Diálogos com António”, um congresso científico, peregrinações, exposições, um Concerto e uma Cantata, um roteiro antoniano e publicações diversas, entre outras iniciativas que serão reveladas durante a apresentação.

Publicar comentário