Back

 Apreensão de cerca de 400 quilos de bivalves na Figueira da Foz

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, ontem, dia 27 de agosto, apreendeu 396 quilos de bivalves, na localidade de Paião – Figueira da Foz.

No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de moluscos bivalves vivos, foi identificado um homem, de 34 anos, que transportava no veículo 264 quilos de berbigão vulgar, 96 quilos de amêijoa macha e 36 quilos de amêijoa boa, provenientes de Aveiro.

Após uma inspeção aos bivalves transportados, os militares verificaram que não se fazia acompanhar por qualquer documento de registo ou guia de transporte que comprovasse a proveniência dos espécimes, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, que corresponde a uma coima que pode atingir os 3 740 euros.

A GNR alerta que a captura de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Publicar comentário