Back

Bibilioteca de Seia recebeu Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Seia recebeu o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura, onde foram apurados os 9 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que representarão o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. A estes, juntam-se dois alunos do ensino secundário previamente selecionados na prova de escola.

Esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino (2º e 3º CEB e ensino secundário), com a estreia do 1º ciclo, que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O concurso este ano teve como júri a Bibliotecária Municipal, Teresa Rua, a Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, Alcina Correia, e a Docente da Escola profissional Serra da Estrela, Ana Bela Santos, e constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação.

As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é O Bando das Cavernas “Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela; para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, mais os dois alunos do ensino secundário. Mónica Ferreira (EB Dr. Abranches Ferrão), Inês Abrantes Ferreira Centro Escolar de Seia e Camila Coelho Nogueira, ambas do Centro Escolar de Seia, são as alunas apuradas do 1º ciclo. O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos (Escola Evaristo Nogueira), Rafael Rodrigues (EB Tourais/Paranhos) e Alexandre Saraiva (EB Dr. Abranches Ferrão). No 3º ciclo ficaram apurados João Alexandre Pereira Rodrigues (EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho), João Mota (EB Dr. Abranches Ferrão) e Leandro Fernandes (EB Tourais/Paranhos). Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.

De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.

Publicar comentário