Back

Câmara compra mais cinco autocarros 100% elétricos para os SMTUC

O executivo da Câmara de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de adjudicação de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., por 2,4 milhões de euros.

“O objetivo da autarquia é continuar a renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos”, adianta a autarquia em nota de imprensa.

Exemplo disso são os 10 novos autocarros 100% elétricos, que estão a percorrer as ruas de Coimbra desde o dia 20 de junho do ano passado, e que nos primeiros seis meses de utilização evitaram a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200.000 quilómetros de estrada, tendo gerado uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo”, frisa.

A autarquia procedeu ao lançamento de um concurso público para a “aquisição de 14 autocarros 100 por cento elétricos para os SMTUC, sendo que foi adjudicada, em fevereiro, a aquisição de nove miniautocarros e respetivas baterias, pelo valor de 2,8 milhões de euros, pois não foram rececionadas propostas que cumprissem os requisitos relativamente aos cinco autocarros ‘standard’. Assim, lançou um novo concurso público internacional, que foi agora ganho pela empresa BYD Europe B.V., pelo valor total de 2.374.500 euros”.

Esta operação tem comparticipação de fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

Estas viaturas vão servir também para reativar o serviço da Ecovia, informou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, no dia 20 de junho de 2019, na apresentação dos 10 primeiros autocarros 100% elétricos. Na ocasião, o autarca salientou que o serviço da Ecovia “vai tirar carros da cidade e tornar a vida – quer de quem entra, quer de quem cá mora – melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes”, sobretudo quando se tratam de “veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

Recorde-se que, nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros (10 elétricos), 14 miniautocarros (2 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros, a que vão acrescer brevemente os nove miniautocarros e os cinco autocarros elétricos mencionados anteriormente.

Publicar comentário