Back

Campeonatos Internacionais de Columbofilia reuniram 31 países em Mira

O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, recebeu este sábado, 31 de agosto, a 23ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2019. 

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), em parceria com a Federação Columbófila Internacional (FCI), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Câmara Municipal de Mira (CMC), contou com a participação de 1300 pombos provenientes de 31 países. 

Todos os pombos foram soltos, em simultâneo, às 07H15 deste sábado, em Luciana, Espanha, a uma distância de 420km do Columbódromo Internacional onde terminam as provas. 

Os pombos competiram nas seguintes provas e campeonatos: FCI Campeonato da Europa e da Europa de Jovens, onde participam seleções nacionais de países europeus que integram a FCI; o Torneio Ibero Latino Americano – com a participação de seleções nacionais de países que integram a Associação Ibero Latino Americana de Columbofilia (AILAC); a Liga das Nações; o FCI Grand Prix de Portugal, que conta para o ranking mundial; bem como a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens, estes últimos exclusivos para columbófilos portugueses.

O primeiro pombo português chegou em sétimo lugar, às 15H03, e é propriedade de  Paulo Sérgio Sousa Prata, a competir no FCI Grand Prix.

Além da vertente competitiva, os campeonatos internacionais de Mira são conhecidos por serem uma grande festa da columbofilia e um momento único de convívio. Prova disso, foram as mais de 3500 pessoas que estiveram este sábado de olhos postos no céus, junto ao Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova.

“Este é um local privilegiado, de todos os columbófilos, e hoje vivemos um grande momento de convívio e de união”, afirmou José Luís Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, destacando “parcerias que muito dignificam o desporto”. Os campeonatos de Mira são tradicionais para a columbofilia e dos mais importantes e bonitos para os pombos”, referiu Istvan Bardos, presidente da Federação Columbófila Internacional.

“É um prazer ouvir números como cinco campeonatos do mundo, sete campeonatos para jovens columbófilos, 19 campeonatos da Europa, todas competições que já se realizaram aqui em Mira”, sublinhou Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira. O autarca evidenciou a importância da parceria com a FPC, com a qual tem “muitos projetos para o futuro”, bem como o relevo que os campeonatos assumem “para o turismo e economia locais”.

“A Federação Portuguesa de Columbofilia já nos habituou a esta boa organização e a um grande momento de convívio nesta região maravilhosa”, referiu Vítor Pataco, presidente do IPDJ, que encerrou a cerimónia oficial de abertura dos campeonatos, em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Publicar comentário