Back

Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura promove debate para recolher ideias

“Uma ideia para Coimbra 2027” é o mote para a iniciativa que a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultural e a Alliance Française vão promover, no próximo dia 31 de janeiro, pelas 18h00, nas instalações da Alliance Française de Coimbra, sito no n.º 60 da Rua Pinheiro Chagas.

Tal como anunciado na última comunicação pública do grupo de trabalho, no passado dia 4 de janeiro, a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 associou-se à “Noite das Ideias”, um evento lançado em todo o mundo por iniciativa de França, que se traduz numa troca de ideias entre os participantes sobre um tema central. Este ano, em Coimbra, e numa parceria deste grupo de trabalho com a Alliance Française, a “Noite das Ideias” vai reunir personalidades conimbricenses que vão partilhar uma ideia para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.

“O que queremos ser?”; “O que queremos vir a ser?”; “O que deveremos fazer – e o que faremos – para preparar a cidade e a devolvermos, culturalmente mais rica, aos cidadãos que nela escolheram habitar?”. São estas algumas das questões que vão estar em cima da mesa na próxima quinta-feira. Ana Alcoforado, Carlota Simões, Carlos Fortuna e Raimundo Mendes da Silva são os oradores já confirmados, num debate que será moderado por Cristina Robalo Cordeiro, que integra a equipa responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, que é coordenado pelo mágico Luís de Matos e do qual fazem ainda parte Luís Filipe Menezes, António Pedro Pita, Manuel Rocha e Nuno Freitas, para além da vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes.

Recorde-se que esta candidatura está a ser impulsionada pela CM Coimbra, que a 5 de junho de 2018 apresentou a equipa responsável pela candidatura. Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

Publicar comentário