Back

Cáritas de Coimbra apoia a promoção do envelhecimento saudável na Semana Europeia de Regiões em Bruxelas

A Cáritas Diocesana de Coimbra, também através da Rede Europeia SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly nvironments), apoiou a organização de um workshop dedicado ao Envelhecimento Saudável, que decorreu no dia 9 de outubro, durante a Semana Europeia de Regiões e Cidades, no Square – Centro de Convenções de Bruxelas (Bélgica).

Sob o tema “Envelhecimento saudável em cidades e regiões: Exemplos inspiradores para enquadrar o futuro”, o workshop levou até aos participantes exemplos de como melhorar o envelhecimento saudável e desenvolver cidades e comunidades amigas dos cidadãos mais velhos. A sessão proporcionou também a oportunidade para discutir os fatores de sucesso e os obstáculos, além de fornecer recomendações às autoridades locas e regionais.

Com o envelhecimento da população europeia surge a necessidade de ações a todos os níveis de governação, para repensar a forma como a sociedade é organizada e criar uma sociedade justa e sustentável para todas as idades.

O workshop que contou com a parceria da Cáritas de Coimbra, procurou encontrar o porquê de algumas políticas de envelhecimento serem mais bem-sucedidas do que outras, ajudando cidades e regiões a explorar o potencial que as pessoas idosas apresentam e, ao mesmo tempo, superando algumas das limitações e desafios que os ambientes urbanos frequentemente apresentam aos residentes mais velhos.

A Semana Europeia de Regiões e Cidades é um evento anual de quatro dias, durante o qual cidades e regiões mostram a sua capacidade de criar crescimento e emprego, implementar a política de coesão da União Europeia e provar a importância do nível local e regional para uma boa governação europeia.

A edição de 2019 decorreu entre os dias 7 e 10 de outubro, em Bruxelas. Desenvolvido a partir do conceito inicial, criado em 2003, o evento tornou-se numa plataforma europeia de networking para especialistas em desenvolvimento regional e local, sendo considerado o principal evento da política regional da UE. Por edição, recebe cerca de 6 000 participantes, entre decisores e especialistas locais, regionais, nacionais e europeus.

Publicar comentário