Back

Cáritas de Coimbra é um dos vencedores dos prémios BPI “la Caixa” Rural

A Cáritas Diocesana de Coimbra viu o seu projeto “Conselhos Repórteres 55+” ser distinguido nos prémios BPI “la Caixa” Rural, sendo um dos vencedores do dia.

Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação representaram a Instituição, e pela Universidade de Coimbra, parceira no projeto, esteve presente o prof. Paulo Nossa, tendo os três recebido o galardão na cerimónia que decorreu no CCB, em Lisboa.

O projeto “Conselhos Repórteres 55+” pretende capacitar um grupo de doze mentores com 55 anos ou mais, em zonas rurais dos Concelhos de Coimbra, Arganil e Figueira da Foz, que numa metodologia bola de neve, criem grupos de repórteres 55+ em diversas comunidades para procederam ao levantamento das condições que necessitam de ser melhoradas para a sua qualidade de vida – acessibilidades, transporte, acesso a serviços de saúde, atividades culturais, apoio a pessoas isoladas, aconselhamento, grupos de vizinhança, entre outros.

O projeto irá ajudar estes grupos de repórteres a sumariarem as suas necessidades e propostas de melhoria e apresentá-las às autoridades competentes e mobilizarem possíveis soluções, num verdadeiro exercício de cidadania.

O Prémio BPI “la Caixa” Rural visa incentivar e apoiar projetos de ação social em zonas rurais em diferentes áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde. Esta é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” que se destina a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os 22 projetos distinguidos pelo Prémio BPI “la Caixa” Rural receberam um total de 750 mil euros.

Publicar comentário