Back

Casa da Idade do Ferro descoberta no centro histórico de Viseu

Uma casa da Idade do Ferro foi descoberta no Largo da Misericórdia, no centro histórico de Viseu, na sequência de uma intervenção para melhorar os espaços verdes da zona.

Foi encontrada uma casa do Castro de Viseu (do primeiro milénio A.C.) e, o que aparenta ser um vestígio de edificação romana, provavelmente ligada ao Fórum de Vissaium.

Foram ainda descobertas algumas cerâmicas desse período e uma moeda do tempo de D. Manuel I.

“Vai haver aqui uma plantação de árvores e um ajardinamento e nunca fazemos nada no centro histórico sem trabalho arqueológico, até porque sabemos que a probabilidade de encontrar alguma coisa é muito forte”, revelou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

O Pólo Arqueológico de Viseu, instituído este ano como serviço municipal para o património, “está em diálogo com a Direção Regional de Cultura do Centro no sentido de alcançar brevemente um novo plano de trabalhos que alargue as janelas de observação sobre estes importantes achados e permita a sua futura musealização, no próprio local”, refere ainda o autarca de Viseu.

Adiantando que “há espaços da cidade onde, quando há uma descoberta, é quase impossível fazer a sua musealização, porque punha em causa a configuração e a circulação na cidade”, mas neste caso, tratando-se de um espaço ajardinado do Largo da Misericórdia, “é perfeitamente possível”.

Publicar comentário