Back

CIM Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas

O Espaço Inovação Mealhada acolheu, hoje, a apresentação pública do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”.

A apresentação pública contou com a presença dos autarcas dos municípios parceiros, a participação do POSEUR e da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) do Centro.

Este projeto, liderado pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Condeixa-a-Nova, Mealhada e Montemor-o-Velho, consiste na implementação de ações de demonstração e de disseminação de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas, com base nas opções e medidas de adaptação identificadas nos diversos planos e estratégias existentes à escala municipal e intermunicipal.

«A CIM Região de Coimbra está muito empenhada em mitigar o impacto das alterações climáticas para evitar fenómenos como o Furacão Leslie, tempestades e incêndios. Existem um compromisso dos 19 municípios que formam esta região que em fazer este trabalho com muito empenho para termos melhores condições para o nosso território», disse José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Região de Coimbra.

Por sua vez, Pedro Cardoso destacou a importância do projeto com o facto do POSEUR ter recebido 22 candidaturas para este aviso, «mas devido à dotação só conseguimos aprovar seis projetos, os que tiveram mais mérito e com melhor pontuação, onde se inclui este projeto da CIM Região de Coimbra».

«A CIM da Região de Coimbra está claramente na vanguarda da adaptação às alterações climáticas na Região Centro, prova disso é o Plano intermunicipal que está em implementação, com mais este projeto apresentado aqui hoje», realçou Nuno Bravo, da ARH do Centro.

Publicar comentário