Back

CISE promove percursos pedestres no período da Páscoa

Aproveitando o período da Páscoa e a afluência de turistas à região, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, promove dois percursos pedestres dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, utilizando a rede de Caminhos de Montanha das Aldeias de Montanha que, recorde-se, é composta por 14 rotas com mais de 100 km de extensão.

A primeira sugestão recai sobre a rota das Canadas e realiza-se no dia 10 de abril na cabeceira do vale de Alvoco da Serra. Classificada com um grau de dificuldade baixo, a rota tem uma extensão de cerca de 6 km e desenvolve-se a montante de Alvoco da Serra, entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre. Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia.

No dia 17 de abril, o CISE dá a conhecer a rota de loriga, especificamente o troço entre Loriga e a aldeia de Cabeça. O percurso pedestre está classificada com um grau de dificuldade difícil e percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da serra da Estrela, num total de 7,2km. No trajeto, o engenho e a tenacidade das gentes que aqui vivem revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana.

Publicar comentário