Back

CM Coimbra atribui apoio de 205 mil euros à Orquestra Clássica do Centro

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de terça-feira, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro de 205 mil euros à Orquestra Clássica do Centro (OCC) para o ano de 2019.

Uma proposta que surge da candidatura da OCC ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2019, destinado a entidades que gerem equipamentos culturais municipais.

“Esta é a forma da CM Coimbra valorizar o trabalho produzido pelos agentes culturais concelhios e promover condições de estabilidade às coletividades que têm a seu cargo a gestão de equipamentos municipais com programação regular, neste caso concreto o Pavilhão Centro de Portugal.”, adianta a autarquia em comunicado

O apoio financeiro municipal é “atribuído com base nos programas e no interesse municipal e cultural dos projetos apresentados pelas coletividades, que podem propor projetos para um, dois ou três anos, e na avaliação do desempenho das associações nos anos transatos, contando para a classificação um conjunto de critérios gerais e específicos”.

A OCC apresentou uma proposta para um ano, sendo o montante a conceder pela autarquia de 205 mil euros. Mais concretamente são 180 mil euros para apoio ao desenvolvimento da sua atividade regular e 25 mil euros para despesas de funcionamento.

“Caso exista necessidade de reforço desta verba, e se essa for devidamente fundamentada, a autarquia pode reforçar as despesas de funcionamento até um limite de 10 mil euros”, refere a edilidade.

Recorde-se que a OCC tem 18 anos de existência e uma forte atividade na cidade, mas também no plano nacional e mesmo internacional, sendo considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura.

“É detentora de elevada qualidade artística e cultural, patente nas suas atividades, no vasto repertório musical que apresenta e na execução dos seus músicos profissionais e dos maestros que a dirigem. Isso é notório nos seus eventos, nas suas atuações e nas novas peças no seu repertório”, sublinha o município.

Este ano, a OCC já protagonizou alguns concertos, como o de Ano Novo, mas tem muitos outros agendados, em várias localidades, nas principais datas festivas, como

Publicar comentário