Back

Eptoliva vence prémios no programa Ciência na Escola

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi premiada, no âmbito do programa Ciência na Escola, com três Menções Honrosas aos projetos “Fueling The Future 2”, “Soro e Sorelho: Recursos Esquecidos Oportunidades encontradas” e “Cálcio é galinha o põe: Estudo da viabilidade do uso da casca de ovo como fonte alternativa de cálcio para a produção de hidroxiapatita”, que totalizaram o valor monetário de 9.000 euros.

O reconhecimento público da distinção atribuída pelo Júri Nacional à 16.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola 2018/2019, decorreu no passado dia 12 de fevereiro, em Aveiro, e contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Fundação, Eng.º Ilídio Pinho, que entregaram os prémios à Direção e Professora coordenadora de Projetos da EPTOLIVA.

O Prémio Fundação Ilídio Pinho é o máximo galardão atribuído em ciência escolar em Portugal, e visa incentivar a conceção de projetos multidisciplinares cujas ideias tenham potencial valor económico e utilidade pública.

A Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência e Ministério da Economia, promovem anualmente a “Ciência na Escola”. Este ano, subordinado ao tema “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”, o concurso voltou a colocar alunos e professores, de norte a sul do continente, bem como das Ilhas dos Açores e da Madeira, a investigarem e a desenvolverem projetos científicos e tecnológicos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.

Com 1390 ideias apresentadas a concurso, e após as várias fases de seleção, o Júri Nacional apurou os 50 vencedores desta 16.ª edição, tendo a EPTOLIVA sido a única escola da Região de Coimbra a constar na lista dos 10 projetos premiados no 5º escalão (ensino secundário).

Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, adianta que “é com orgulho que a presença assídua da EPTOLIVA nos projetos selecionados a este concurso, culminou em mais esta grande conquista, ainda mais relevante, na medida em que só duas escolas profissionais sediadas na Região Centro, e apenas uma do Distrito de Coimbra, foram premiadas”.

Referindo que este é “mais um reconhecimento do trabalho de excelência que coloca a EPTOLIVA num patamar de mérito nacional e que comprova a enorme capacidade dos alunos que a frequentam, contando com a envolvência de toda a comunidade escolar no comprometimento deste sucesso. A ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo são, desde há muito tempo, uma aposta forte e uma imagem de marca nesta Escola Profissional, que contou com um reforço de motivação e garantia de excelência na qualidade do ensino, com o reconhecimento público do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.”

Recorde-se que a EPTOLIVA tem “levado para além fronteiras muito do trabalho desenvolvido nos últimos anos, representando os concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, mas também a região e o país, em diversas feiras internacionais, conseguindo trazer para Portugal 3 distinções nas maiores competições do Mundo realizadas em 2019”.

Publicar comentário