Back

Exploratório de Coimbra promove atividades de férias para os mais pequenos

O Exploratório de Coimbra está de volta com o seu programa de atividades especialmente pensadas para ocupar de forma divertida e didática a pausa letiva dos mais novos, entre os 6 e os 12 anos, desta vez sem qualquer interrupção durante o mês de agosto,

A Ciência não vai de Férias… de Verão! vai decorrer entre 8 de julho e 13 de setembro de 2019, com propostas para explorar a ciência que há cá dentro e lá fora! Inscrições abertas.

Férias + Ciência + Verão = Exploratório. Uma fórmula simples, mas que vai possibilitar dias muito divertidos a todos os jovens exploradores que quiserem ocupar algum do seu tempo de pausa letiva no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Muitos jogos, experiências em diferentes áreas, percursos pedestres e de orientação, histórias e sessões de cinema no Hemispherium, desta vez a partir de duas efemérides – os 150 anos da Tabela Periódica e os 50 anos da chegada do homem à Lua –, são as propostas do Exploratório para as atividades a desenvolver durante este período de férias escolares.

Porque as férias são muito mais divertidas com ciência, o Exploratório preparou um programa de atividades especialmente pensado para crianças dos 6 aos 12 anos. Nestas férias de Verão, os mais pequenos são convidados a descobrir e a explorar a ciência que há cá dentro e lá fora, num programa que, pela primeira vez, não terá qualquer interrupção entre julho e setembro.

Duas dezenas de atividades a abrangerem as diferentes áreas da ciência – da Biologia à Matemática, passando pela Geologia, Geografia, Astronomia, Física, Química, Engenharia e com uma mãozinha na Culinária –, vão concretizar-se noutras tantas propostas diversas e sugestivas: “Toca a andar, borboletas vamos encontrar”, “Há muitos milhões de anos”, “A Tabela Periódica está em festa!”, “Cada animal seu traje”, “Chegou o Verão, bússola na mão!”, “Explorar, respirar, explorar…”, “Coimbra também está no Cosmos!”, “Espirais e outras formas que tais!”, “Quantos gatos? Quantos ratos?”, “Seco ou molhado?”, “Com os sentidos alerta, em forma vamos ficar!”, “Bolas há muitas!”, “Pistas à vista… vamos descodificar!”, “Engenheiros e pilotos”, “Chegou o Verão, mapa na mão!”, “Os insetos estão com fome!”, “Vamos fazer o check-in!”, “Ir à Lua e voltar!”, “A ciência das maçãs” e “molhado ou seco?”.

Durante a semana, o programa proposto aos nossos pequenos exploradores irá desenvolver-se da seguinte forma: às segundas-feiras as atividades vão centrar-se nas nossas exposições, divididas pelas manhãs e pelas tardes. Às terças, quartas e quintas-feiras, vai desenrolar-se um programa diversificado à volta de todas aquelas áreas científicas, sempre com uma forte componente lúdica e interativa. As sextas-feiras ficam reservadas para atividades no exterior: Há ciência lá fora, com as manhãs destinadas a percursos orientados no Parque Verde do Mondego e as tardes a atividades a envolverem jogos e experiências com água.

Publicar comentário