Back

Festival de Ciência Online celebra Dia Nacional dos Cientistas

No Dia Nacional dos Cientistas, 16 de maio, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva promove o Festival de Ciência Online.

“Informar, inspirar e cativar” é o mote que preside a um dia dedicado à ciência, com uma emissão online para a qual estão todos convidados.

Entre as 16h00 e as 19h00, vamos saber o que faz um cientista, fazer explorações virtuais, ouvir testemunhos, falar do futuro e de ciência em tempos de vírus, responder a perguntas que dão prémios e assistir a demonstrações, em que o Exploratório estará presente com o seu “Ora bolas! Ciência em palco”.

 Numa emissão inteiramente online, produzida pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Festival de Ciência Online está aberto a todos os que quiserem saber mais sobre a ciência que se faz hoje em Portugal e no Mundo, mas também ficar a conhecer melhor projetos e investigadores exemplares nas diferentes áreas científicas em que se movem.

Agora que a missão da comunidade científica no avanço do conhecimento e do bem-estar social se torna mais presente que nunca, é fundamental celebrar a ciência e os cientistas. E isso é exatamente o que pretende este Festival de Ciência Online, envolvendo todos os cidadãos.

Em três horas de emissão, será possível saber o que faz um cientista, com a colaboração de personalidades tão distintas como o astronauta Andreas Mogensen, o epidemiologista Ricardo Mexia ou o botânico Jorge Paiva, mas também partir numa exploração virtual, por exemplo à Antártida, com o biólogo marinho José Xavier. A juntar aos testemunhos de personalidades tão notáveis quanto o físico Alexandre Quintanilha, o geólogo Galopim de Carvalho ou a bióloga Maria Mota, vamos ainda falar de “futuro” com o patologista Manuel Sobrinho Simões ou o astrónomo Rui Agostinho e de “ciência em tempos de vírus” com o virologista Pedro Simas ou o economista Ricardo Paes Mamede, entre muitos outros.

Ao longo da emissão, alguns centros de ciência, nomeadamente o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, com o seu “Ora bolas! Ciência em palco”, irão fazer apresentações de atividades. Quem assistir poderá responder a “perguntas com ciência” e ganhar bilhetes para visitar qualquer dos 21 centros ciência viva do país.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e para o progresso e bem-estar da sociedade. Celebra-se a 16 de maio, data de nascimento de José Mariano Gago, para assim homenagear o seu importante e insubstituível legado.

Publicar comentário