Back

Festival de Quarentunas e Tunas Veteranas dia 14 de setembro em Coimbra

Pelo nono ano consecutivo, a Quarentuna de Coimbra organiza o Quadragésimo, Festival de Quarentunas e Tunas Veteranas, no dia 14 de Setembro, na Praça Herois do Ultramar, prosseguindo assim o seu trabalho de divulgação do Cancioneiro de Coimbra no seu evento anual de apresentação à cidade.

Sendo um festival de quarentunas e tunas veteranas, esta edição contará com a presença da Tuna de Veteranos da Universidade Portucalense, uma das primeiras do país e igualmente uma das mais prestigiadas, e da Tuna de Veteranos de Medicina de Santiago de Compostela.

A Quarentuna de Coimbra foi fundada em 18 de dezembro de 2009.

É formada por antigos alunos da Academia de Coimbra que também foram tunos nos seus tempos de estudante. Conta como membros representantes da maioria das tunas de Coimbra desse tempo.

O grande objetivo da Quarentuna de Coimbra é a divulgação da música e cultura da sua cidade, procurando apresentar uma perspetiva original sobre o tema.

Este é um projeto que dinamiza cerca de uma vintena de pessoas que se desloca assiduamente a Coimbra para ensaios e a atuações pelo país e estrangeiro, comportamento só explicado pela paixão com que, tanto  individual  como coletivamente, se dedicam a esta “causa”.

A Quarentuna de Coimbra tem homenageado, ano após ano, uma figura que tenha contribuído para acrescentar algo à música com ligações a Coimbra. Tem contado, habitualmente, com a presença do homenageado em palco, partilhando um tema da sua autoria ou que tenha ajudado a dar relevo.

Este ano, contrariando esse hábito, homenageará alguém que já não está fisicamente entre nós e que pertenceu à Quarentuna de Coimbra, Sérgio Baptista.

Publicar comentário