Back

Fogo dominado em Seia com alegado incendiário a ser detido

Foi finalmente dado como dominado o incêndio que lavraram, desde ontem ao inicio da tarde, em Balocas, no concelho de Seia, na zona da Serra da Estrela.

“Existe apenas uma pequena frente que estamos a combater, mas são apenas uns pequenos focos, que rapidamente serão dominados”, adiantou à CentroTV o comandante operacional no terreno, o comandante António Fonseca.

Revelou ainda que o dispositivo vai manter-se neste local para evitar que o fogo volte para zona verde e possa de novo alastrar.

No terreno estão mais de 300 operacionais, e durante a manhã juntou-se também um pelotão do exército que irá ajudar no rescaldo do fogo.

Os meios aéreos estão igualmente em força, com dois helicópteros e os dois aviões pesados Canadair, que estão estacionados no aeródromo de Seia.

O medo de perder as casas imperou entre os residentes na aldeia. “Foi uma noite terrível, toda a gente estava intimidada com a situação. Os proprietários não limpam os terrenos. Criam-nos um problema gravíssimo. Nunca tive tanto medo”, disse à Renascença o autarca.

Domingues elogia a actuação dos bombeiros e da população, que “não desistiu”, o que fez com que não houvesse danos materiais de grande monta. “Não houve casas perdidas, apenas alguns currais e instalações agrícolas”, referiu. Segundo José Domingues, a PJ já terá detido um suspeito.

O combate ao fogo é difícil naquela zona pelos grandes declives no terreno, o que torna complicado o acesso dos bombeiros e faz do ataque aéreo às chamas fundamental.

Publicar comentário