Back

Furacão Lorenzo baixou para categoria 2

Baixou para categoria 2, na escala de Saffir-Simpson, o furacão Lourenzo que se aproxima dos Açores.

Às 9h00 de hoje, o Lorenzo encontrava-se a cerca de 1.800 km do arquipélago, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 20 km/h.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém, para já, as previsões de trajetória, devendo o centro do furacão passar muito próximo do grupo Ocidental e afetar todo o arquipélago na próxima quarta-feira (dia 2 de outubro).

Hurricane Lorenzo

Hurricane #Lorenzo could cause life-threatening flash flooding in the western Azores (sat. loop 29 August from 10:00 a.m. to 11:50 p.m. UTC). Get the latest Lorenzo updates at http://bit.ly/hurricane-lorenzo & STAY SAFE!

Publicado por Windy em Domingo, 29 de setembro de 2019

A previsão aponta para vento sueste rodando para noroeste, com rajadas na ordem dos 190 km/h, mas com 40% de probabilidade de ultrapassar os 200 km/h.

Além disso, no grupo Ocidental, a chuva será por vezes forte e as ondas de sul/sudoeste com altura significativa, entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.

No grupo Central, o vento deverá ser de sudoeste com rajadas até 160 km/h e as ondas, também de sudoeste passando a oeste, poderão atingir os 22 metros, não sendo menores do que nove metros.

No grupo Oriental, as ondas já serão menores, entre os 7 e os 8 metros, e o vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.

No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exacta e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago. Está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias.

Publicar comentário