Back

Grupos Culturais de Oliveira do Hospital cantam “As janeiras”

Até dia 12 de janeiro, são dez os grupos culturais que de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital saem à rua para cantar as tradicionais Janeiras, num total de 15 atuações, envolvendo cerca de 275 participantes.

O Rancho Folclórico Estrelas da Manhã, de Andorinha; o Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira; o Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; o Rancho Folclórico Rosas de Vila Franca, de Vila Franca da Beira; o Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços; o Rancho Folclórico da Ass. Cultural da Freguesia de Seixo da Beira; o Grupo de Cantares Tradicionais As Cotovias de Alvoco, de Alvoco das Várzeas; os Amigos de Lagos da Beira, Grupo Musical; o Grupo de Concertinas Os Oliveirenses & Amigos, de Oliveira do Hospital e a Tuna Penalvense, de Penalva de Alva são os grupos participantes.

Dos vales do Alva e Alvoco ao vale do Mondego, desde o dia 1 de janeiro, a tradição do cantar as janeiras, manifestação de alegria e votos de bom ano, marca presença e afirma-se com vitalidade no que à preservação da memória colectiva diz respeito.

Em Oliveira do Hospital, as janeiras culminam com três encontros com grupos culturais locais e convidados de outros municípios, dia 11, pelas 21h00, na capela de Santa Margarida, em Vila Franca da Beira e na igreja matriz de Lagares da Beira e dia 12, pelas 16h00, na igreja matriz de São Paio de Gramaços.

Com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, esta é uma tradição que marca presença regular no calendário do concelho de Oliveira do Hospital, sendo igualmente um espelho da vitalidade dos grupos culturais que a ela se associam e promovem.

Publicar comentário