Back

Lousã assinala Dia Internacional dos Museus

A Lousã assinalou o Dia Internacional dos Museus com a reabertura ao público do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Com entradas gratuitas, o acesso será feito de acordo com as normas emitidas pela Direção Geral de Saúde.

Assim, haverá limitação ao número de pessoas em simultâneo, devendo também cumprir-se distanciamento. O uso de máscaras será obrigatório para todos, pessoal ao serviço e visitantes, sendo disponibilizado gel desinfetante para higienização à entrada e à saída.

Com um horário de funcionamento adequado a esta fase da pandemia, estará aberto de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h e as 13h. Aceitam-se visitas guiadas por marcação (239 993 372), para grupos limitados.

Atendendo ao tema deste ano, “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, e apesar de continuar encerrado por força da continuação dos trabalhos de remusealização do espaço e da coleção, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques desenvolveu, no âmbito das acessibilidades e da inclusão, uma aplicação que abre portas a uma visita em realidade virtual à típica casa serrana de xisto, a partir de qualquer local do mundo.

Este projeto faz parte da estratégia de internacionalização e expansão do espaço do museu. Nesse sentido, foi desenvolvida uma experiência multissensorial virtual, adaptada a um público mais vasto, incluindo o invisual. A seleção de conteúdos teve como critério a autenticidade de um determinado tipo de construção tradicional originária da Serra da Lousã, mais concretamente da Aldeia do Xisto do Talasnal.

Esta opção ficará disponível no museu e na plataforma Oculus GO e Oculus Quest. Fica o convite para uma breve incursão nesta “viagem” através do email: https://www.youtube.com/watch?v=OSZ3LPaksTE&feature=youtu.be

O Dia Internacional dos Museus 2020 tem como objetivo tornar os museus um ponto de encontro para celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades e os próprios museus, através das suas coleções e das suas histórias, que contam histórias.

Publicar comentário