Back

Município da Lousã aposta em iniciativas para a juventude

A 7 de janeiro decorreu o Conselho Municipal de Juventude, no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, onde os jovens formaram grupos de trabalho para debater propostas para o Plano Municipal de Juventude da Lousã em três âmbitos: Educação e Formação; Criatividade e Cultura; Participação Cívica e Cidadania.

Ontem, na Biblioteca Municipal, mais de 100 jovens participaram numa sessão de esclarecimento sobre o poder local e modos de participação cívica, dinamizada por docentes da Escola Secundária, com a presença do presidente da Assembleia Municipal Carlos Seco, do presidente da Câmara Luís Antunes, do Vereador Orlando Ferreira (Juventude, Empreendedorismo), da vereadora Henriqueta Oliveira (Educação, Cultura, Ação Social) e de técnicos da autarquia.

Os jovens obtiveram informações sobre as Juntas de Freguesias, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal, dados sobre o modo de funcionamento destas estruturas e as formas adequadas para participação nos assuntos do concelho, vias através das quais podem questionar e sugerir presencialmente e a distância, tendo-se, também, prestado informações sobre órgãos como o Conselho Municipal de Juventude e projetos como o Orçamento Participativo Municipal.

No dia 23 de janeiro, decorrerá, pela primeira, a Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa que está a ser organizada no sentido de os jovens do 10.º ao 12.º ano poderem propor medidas até 5 000 euros, numa temática proposta que, este ano, será “Ambiente e Sustentabilidade”.

 

Publicar comentário