Back

Município de Oliveira do Hospital atribui bolsas de estudo para ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos de cariz social e por mérito excecional.

O prazo para apresentação das candidaturas encontra-se a decorrer até 31 de outubro, podendo concorrer os alunos residentes no concelho de Oliveira do Hospital que frequentam os estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.

Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de atribuição de bolsas se cifra nos 50 mil euros.

Relativamente às bolsas de cariz social, os alunos terão um montante mensal máximo de 30 por cento da Retribuição Mínima Mensal. No que respeita às bolsas por mérito excecional, serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais, a atribuir da seguinte forma: três a alunos que irão frequentar o 1.º ano do ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentam o ensino superior e que tenham obtido média igual ou superior a 15 valores.

Os concorrentes deverão preencher cumulativamente os requisitos constantes do regulamento em vigor e deverão apresentar a sua candidatura – até 31 de outubro – através de impresso próprio datado e assinado juntamente com todos os documentos solicitados, sob pena de exclusão. As candidaturas podem ser entregues via CTT endereçado ao Município de Oliveira do Hospital; através do site http://siga.edubox.pt ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal.

O regulamento e o formulário de candidatura podem ser consultados no site do Município (https://tinyurl.com/y8oqpz6x), nos serviços administrativos da Câmara Municipal e demais locais onde se encontra afixado o respetivo edital.

“O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino”, adianta a autarquia em comunicado.

“Consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros”, a Câmara Municipal pretende “contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica”.

Visa ainda “fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social”, frisa a edilidade.

“Para além de estimular a frequência de cursos superiores e a continuidade do percurso académico, a atribuição destas bolsas de estudo visa a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado”, conclui a câmara.

Publicar comentário