Back

Município de Poiares oferece bicicletas às escolas para promover mobilidade sustentável

O Município de Vila Nova de Poiares está a promover a mobilidade sustentável nas escolas com a aquisição de bicicletas para os vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao segundo ciclo do ensino básico.

A iniciativa decorre de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, EduMove-te: Educar para a Mobilidade sustentável, na qual o Município viu aprovado o projeto ‘MOB. Poiares’.

Para o presidente da Câmara Municipal, o objetivo «é promover a mobilidade suave e clicável, com o uso da bicicleta, bem como a promoção de energias limpas».

“É fundamental procurar despertar nas crianças e jovens uma maior sensibilidade e consciencialização da importância de preservar o meio ambiente e inspirando-as para a construção de um futuro mais ecológico”, defendeu.

O projeto é “constituído por um conjunto de iniciativas, de elevada relevância cívica e ambiental, que irão permitir no seu todo a contribuir para uma cidadania ativa e para a construção de uma sociedade capaz de se descolar de forma sustentável”, adianta a autarquia em comunicado.

“Refira-se que na implementação deste projeto foram adquiridas 30 Bicicletas de equilíbrio para o ensino pré-escolar, 60 bicicletas para o 1º e 2 º Ciclo, 7 bicicletas para crianças com necessidades educativas especiais, equipamento de proteção, 2 bicicletas elétricas e uma ‘cargo bike’ elétrica, juntamente com diverso material lúdico. Além do material e do equipamento propriamente dito, as crianças terão acesso a várias ações de formação, e acompanhamento das atividades a desenvolver nas escolas”, adianta ainda a edilidade.

“Através da vertente lúdica pretende-se incutir nas crianças/jovens o uso da bicicleta e a adoção de práticas amigas do ambiente no contexto social e urbano. Paralelamente, promovem-se ações capazes de aumentar a destreza e capacidade motora das crianças no uso da bicicleta, para além de desenvolver as capacidades criativas para a reciclagem e reutilização, bem como educar para o respeito por todos, condutores, peões e utilizadores de qualquer meio de transporte, através da adoção de comportamentos cívicos adequados”, refere ainda a concluir o município.

Publicar comentário