Back

Museu do Vinho da Bairrada comemora 40º aniversário da Região Demarcada

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, associou-se às comemorações do 40º aniversário da criação da Região Demarcada da Bairrada, tendo patente ao público um núcleo expositivo denominado de “40 anos da demarcação Bairrada”, evocando assim esta importante efeméride.

O núcleo conta com três exposições, “Bairrada Wines Vintage Marketing” dedicada à publicidade nos vinhos, onde se desvendam diversos tipos e conceitos de suportes publicitários, desde recortes de jornais a revistas nacionais e internacionais, marcas de vinhos Bairrada, cinzeiros e saca rolhas, entre outros materiais, num acervo que vai dos finais do século XIX e que culmina na campanha mais recente de promoção do território Bairrada.

“40.1 – Bairrada – Retratos Falados” é uma instalação audiovisual, com 40 testemunhos em viva voz e que pretende criar e consciencializar para o conhecimento e importância do património vivo e muitas vezes esquecido. Acima de tudo, tem como propósito documentar fragmentos de memória do povo bairradino, através de um conjunto de opiniões e de testemunhos das mais diversas pessoas e entidades ligadas ao setor dos vinhos da Bairrada. Um trabalho que envolveu o Município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada e a Associação Rota da Bairrada.

“Bairrada CelebrArte40” é constituído por um conjunto de obras conceptual e emocionalmente ligadas à Bairrada, da autoria da artista plástica Salomé Pinho. Um tributo e homenagem ao produto ex-libris da região, o espumante.

Outra das atrações deste núcleo expositivo é da autoria do escultor Pedro Figueiredo e prende-se com duas esculturas, o “Nascimento do Espumante” e a “Rainha do Espumante”, um tributo ao espumante Bairrada, concebidas durante o Portugal Wine Trophy 2019 e num workshop de escultura para a comunidade escolar que decorreu na Escola Básica e Secundária de Anadia, promovido em colaboração com o Museu do Vinho.

As exposições poderão ser visitadas até ao dia 30 de abril, de terça-feira a domingo, dentro do horário normal de funcionamento daquele espaço museológico.

Publicar comentário