Back

Noruega prestes a proibir venda de carros a gasolina e gasóleo

A era dos carros elétricos aproxima-se a passos largos e no Norte da Europa, já há quem pense tomar medidas para tornar mais difícil a venda das petrolíferas e para limitar os níveis de poluição na atmosfera.

Como acontece tantas vezes, vem da Escandinávia uma ideia inovadora que deixa em aberto a possibilidade de tornar os carros a gasolina e gasóleo numa raridade.

De acordo com informações avançadas pelo económico Electrek, os quatro principais partidos da Noruega estão a negociar um bloqueio à venda de veículos alimentados por combustíveis derivados do petróleo, que poderá entrar em vigor em 2025.

Sem novos carros a sair dos stands, os consumidores seriam obrigados a optar pelos carros elétricos; continuaria a ser possível utlizar carros a gasolina e gasóleo, mas não seria permitida a compra e venda dos mesmos.

A notícia é particularmente surpreendente tendo em conta que a Noruega é um dos grandes produtores europeus de petróleo e um dos maiores exportadores da matéria-prima em todo o mundo.

Apesar de não existir ainda acordo oficial, dois dos partidos envolvidos confirmaram ao Electrek que as negociações estão avançadas e em todo o mundo já surgiram várias declarações elogiosas de especialistas no mercado energético, com destaque para o presidente da Tesla.

No Twitter oficial, Elon Musk deixou rasgados elogios pela ideia inovadora: “Acabei de ouvir que a Noruega vai impedir a venda de carros com combustíveis fósseis em 2025. Que país incrivelmente espetacular. Vocês são fantásticos!!”.

Fonte: Notícias Minuto

Publicar comentário