Back

Parece um incêndio, mas é uma queima preventiva controlada na Serra da Estrela

Parece um incêndio florestal, mas trata-se de uma ação de queima preventiva, realizada hoje na Serra da Estrela, numa área do concelho de Gouveia.
 
O presidente do município explicou à CentroTV que a ação está a ser realizada pela autarquia, ICNF e corpos de bombeiros.
 
“É uma ação preventiva de fogos florestais e também serve de formação para todos os agentes envolvidos na Proteção Civil”, explica Luís Tadeu.
O fogo controlado está previsto no Plano de Fogo Controlado, recentemente aprovado na Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Amanhã vai voltar a decorrer uma ação semelhante na área da Serra da Estrela, revelou ainda o autarca.
O fogo controlado, também conhecido por fogo prescrito ou fogo frio, consiste em usar o fogo de forma muito especifica e criteriosa, de forma a evitar danos nos ecossistemas, no ciclo da água ou no ciclo da renovação das comunidades vegetais.

Esta técnica, usada para a gestão dos espaços florestais, constituídos sobretudo por mato, permite criar zonas tampão ou barreiras ao progresso de um possível incêndio florestal, renovar as pastagens para os rebanhos existentes, melhorar os habitats cinegéticos, sobretudo para a caça menor.

As ações em causa são planeadas e executadas por técnicos habilitados pelo efeito e permitem o treino operacional das entidades de proteção civil do concelho e do distrito, nomeadamente as equipas de Bombeiros, as equipas de Sapadores Florestais, a Força Especial de Proteção Civil e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

Comentários (5)

  • Paula Mendes

    6 Janeiro, 2020

    Estou um pouco confusa,então,não é poluição atmosférica?Depois ainda vêm dizer que temos que proteger o ambiente,por causa das alterações climáticas,é muito triste,que uma pessoa nem sabe explicar a um filho ,pois para mim também é muito estranho,para fazer uma fogueira tem que se avisar as entidades competentes e isto,pode acontecer,como é possível?😢😢😢

    • Lee

      6 Janeiro, 2020

      A senhora de certo que não saberá o que é uma queima controlada, para além de que é usada em treinos serve também para prevenir áreas de serem ardidas desalmadamente em fogos a sério. Se são as entidades competentes que estão a fazer a queima, não acha que a permissão foi dada?
      Um pouco de senso comum por amor de Deus.

  • Manuel Rainha

    6 Janeiro, 2020

    É bom que se saiba que se pode usar o fogo durante o inverno em dias frios para prevenir incêndios no verão em dias quentes e secos desde que sejam pessoas habilitadas a faze-lo.
    É importante que as pessoas saibam que em 2019 faleceram 16 pessoas idosas quando usavam o fogo para limpar terrenos agrícolas porque não tomaram as precauções devidas (avisar as autoridades e seguir as suas recomendações).

  • José Porfirio Santos

    6 Janeiro, 2020

    Subscrevo por baixo e de letra…

  • Elisa

    7 Janeiro, 2020

    Esta a caer eve ala.?

Publicar comentário