Back

Poiares recebe prémio pela política de apoio às famílias

O Município de Vila Nova de Poiares vai receber pela primeira vez a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

O anúncio dos resultados das candidaturas foi hoje divulgado e o Município de Vila Nova de Poiares encontra-se entre os municípios que serão distinguidos nesta edição.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Sousa Henriques, é o “reconhecimento do esforço que o Município tem feito no desenvolvimento de políticas e medidas de apoio às famílias, nomeadamente com o programa Apoiar+ dirigido às famílias mais desfavorecidas, os incentivos à natalidade Nascer+, os apoios na aquisição de materiais escolares e cadernos de fichas/atividades (em complemento à comparticipação dos manuais escolares proporcionada pela Administração Central), a redução dos valores dos transportes escolares, a abertura das cantinas escolares em períodos de pausas letivas, as atividades de ocupação de tempos livres, entre muitos outros que temos vindo a implementar”.

As famílias são os “núcleos fundamentais de crescimento de uma sociedade, por isso temos tido sempre a preocupação de promover um conjunto de medidas e apoios dirigidos às várias dimensões que ‘mais pesam’ no orçamento familiar”, explicou.

Esta distinção, conforme explica o OAFR, pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família.

A conquista deste prémio contribui ainda para o bom resultado da região nesta matéria, já que o distrito de Coimbra foi o que teve mais municípios com esta distinção, ficando a frente de outros como Lisboa e Santarém.

Refira-se que o Observatório avalia iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Publicar comentário