Back

Prémio Municipal “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra” atribuído ao grupo “Na Cor do Avesso”

O Prémio Municipal “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra” 2019 será atribuído, por decisão unânime do júri, ao trabalho discográfico “Sublime o teu sair de ti” do grupo “Na Cor do Avesso”.

O prémio municipal vai ser entregue durante a cerimónia do Dia da Cidade, que se celebra a 4 de julho, e que tem início pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra.

O Prémio Municipal “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra” foi instituído pela Câmara Municipal de Coimbra, em 25 de novembro de 2002, com o objetivo de homenagear o poeta presencista e cultor da Canção de Coimbra, Edmundo de Bettencourt (1899-1973), figura principal na inclusão, nos anos 20 do século XX, do modernismo musical nesta Canção. Assim, o júri da edição de 2019 deliberou por unanimidade atribuir este Prémio Municipal ao trabalho discográfico “Sublime o teu sair de ti” do grupo “Na Cor do Avesso”. O valor pecuniário a atribuir pela Câmara Municipal de Coimbra é de 5000€.

“A deliberação do júri assentou no facto de, em termos musicais, o trabalho de ‘Na Cor do Avesso’ ser mais cuidado e mais trabalhado, com a quase totalidade de música e textos originais. Louva-se, ainda, a qualidade gráfica e o facto de ser uma edição bilíngue”, pode ler-se na ata do júri.

“Embora não saiam vencedores do concurso, o júri gostaria de elogiar o esforço de originalidade e de renovação do trabalho de António Dinis, e a qualidade do trabalho de João Farinha”, pode ainda ler-se no documento, que foi homologado na reunião do executivo municipal de 24 de junho.

O coletivo de jurados foi constituído pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, pelo Maestro Virgílio Caseiro, designado pela Câmara Municipal de Coimbra, por Flávio Pinho, em representação do Conservatório de Música de Coimbra, e por Paulo Estudante, em representação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Estudos Artísticos).

Publicar comentário