Back

Presidente da CIM Região de Coimbra abre conferência dos 20 anos do Euro

O presidente da CIM Região de Coimbra vai proferir a comunicação de abertura da conferência comemorativa dos vinte anos do Euro que se realiza em Sevilha, Espanha, a 7 e 8 e Março, sob o título “20 Years of the Euro: Achievements and Challenges”.

João Ataíde das Neves, em representação do Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra (CIED RC) – promovido pela CIMRC -, sublinha que o Euro é “um símbolo de unidade, soberania e estabilidade. A moeda única tem sido uma das maiores histórias de sucesso na Europa: não há dúvidas sobre sua importância e impacto nas duas primeiras décadas de sua história. Neste evento iremos debater e refletir sobre os principais desafios e conquistas dos últimos 20 anos, mas também sobre o futuro da União Económica e Monetária”.

A conferência que comemora duas décadas de moeda única na UE resulta de uma parceira do CIED RC com o  Centro de Documentación Europea de la Universidad de Sevilla e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e conta com oradores provenientes de várias universidades europeias, nomeadamente António Portugal e o Pedro Bação da Universidade de Coimbra.

O euro foi introduzido no início de 1999, primeiro em formato eletrónico na banca e pagamentos, e três anos depois sob a forma de notas e moedas.

A moeda comum tornou mais fácil para as pessoas comparar os preços além-fronteiras, fazer compras e viajar, e fazer economias em uma moeda estável. Abriu, também, mais oportunidades para as empresas, pois os custos e a incerteza de lidar com as taxas de câmbio oscilantes desapareceram.

O euro é, atualmente, a moeda oficial em 19 países da União Europeia (UE). Desempenha, igualmente, um importante papel internacional: em 2017, foi utilizado em 36% dos pagamentos internacionais, perdendo apenas para o dólar dos EUA (que foi utilizado em 40% dos pagamentos).

Publicar comentário