Back

Projeto “Lousã Recicla +” mobiliza comunidade escolar

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, iniciou hoje a distribuição de 2500 sacos aos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho, onde se inclui o ensino profissional e os Jardins de Infância da ADIC e da Santa Casa da Misericórdia, que tem como objetivo “incentivar os alunos a levarem de casa para as Escolas os resíduos recicláveis para serem encaminhados através do projeto ‘Lousã Recicla + na Escola”’.

“É a soma destes gestos que contribui para a sustentabilidade ambiental e ações de solidariedade social com expressivo significado”, frisa a autarquia em comunicado.

Desde da data de implementação do projeto, em 2018, até dezembro de 2019, foram recolhidos nos vários estabelecimentos de ensino “71 200kg de papel e cartão e 47 560 kg de embalagens de plástico e metal, que resultaram no montante de 17 567,60€ aplicados na aquisição de equipamentos/ajudas técnicas e tratamentos médicos de Lousanenses”.

No âmbito do projeto “Lousã Recicla +” onde se inserem os programas desenvolvidos nas Escolas, foram “promovidas diversas iniciativas e ações como a colocação de 20 novas baterias de ecoponto e a instalação de 10 conjuntos de ecoponto subterrâneo, adquirida uma viatura especial de recolha de resíduos, iniciado o projeto de compostagem doméstica – com a entrega de 200 compostores e o projeto de compostagem comunitária na aldeia do xisto da Cerdeira, a entrega de mais de 320 ecopontos domésticos aos alunos do 1.º ciclo e promovidas diversas ações de formação dirigidas a vários públicos”.

Foi também no âmbito deste projeto que foi “construído o Ecocentro Municipal que entrará em funcionamento brevemente. No total, a Autarquia investiu 700.000€ com o apoio de Fundos Comunitários”.

Este investimento “permitiu que, entre 2016 e 2019, tenhamos aumentado de 58 para 101 baterias de ecopontos, a servir 6006 alojamentos (em 2016 eram 2814) e que cada habitante tenha evoluído de 26kg de resíduos separados por ano, para 72kg o que ilustra a importância das medidas implementadas”, diz a concluir a edilidade

 

Publicar comentário