Back

Região de Aveiro é a primeira a estabelecer acordo de parceria com o Plano Nacional de Leitura de escala intermunicipal

A Região de Aveiro é a primeira a estabelecer um acordo de parceria com o Plano Nacional de Leitura de escala intermunicipal.

O facto foi assinalado pela Comissária Teresa Alçada, no ato de assinatura conjunta com a Comunidade Intermunicipal, cujo presidente José Ribau Esteves sublinhou o caminho de construção de sete anos e a dinâmica da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal.

“O acordo estabelece as modalidades de cooperação e os termos para a implementação de um Plano Local de Leitura – Intermunicipal, que espelhe a centralidade desta competência de literacia e o aprofundamento do trabalho da CIRA e da respetiva Rede de onze Bibliotecas Municipais, numa política integrada de promoção do livro e da leitura”, adianta a Região de Aveiro em comunicado.

No âmbito dos objetivos do Plano Nacional de Leitura 2027, “esta inovadora colaboração visa envolver os parceiros locais nas atividades e campanhas de promoção do livro e da leitura, reforçando parcerias com famílias e instituições educativas, formativas e sociais, assim como empresas, num esforço transversal de qualificação”.

“Claro fica o enfoque no envolvimento dos agentes e atores locais, em candidaturas, projetos, concursos, prémios, ações de formação, conferências e outros eventos e iniciativas com impacto nos níveis e práticas de leitura dos munícipes, tendo no horizonte também mobilizar apoios financeiros de programas comunitários”, frisa a concluir.

Publicar comentário