Back

Renato Nunes apresenta livro “Aquilino Ribeiro – na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai receber a apresentação do livro “Aquilino Ribeiro – na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar (1926-1963)” de Renato  Nunes, investigador que se tem dedicado a esta temática ao longo de 12 anos.

A sessão realiza-se dia 24 de janeiro, pelas 18h00, com apresentação de Luís Filipe Torgal.

Estando referido no Plano Nacional de Leitura com a sua adaptação da obra Peregrinação de Fernão Mendes Pinto Aventuras extraordinárias dum português no Oriente, editada pela Bertrand e pela Sá da Costa Editora, Aquilino Ribeiro, o “Mestre”, como ficou conhecido, é um dos maiores romancistas do século XX da literatura nacional, tendo produzido uma vasta obra que abrangeu inúmeros géneros literários.

Usou, extraordinariamente, a língua portuguesa, no seu mais regional e puro léxico, em contos e ensaios, no jornalismo, na ficção, no teatro. Marcou várias gerações de leitores com a sua escrita telúrica e carregada de força genesíaca da terra portuguesa e continua a inspirar autores e investigadores, que se sentem impelidos a escrever sobre a sua figura e o seu trabalho. Esse foi o caso de Renato Nunes que, recentemente, defendeu a sua tese de doutoramento em História e, que agora é adaptada a livro com o título, Aquilino Ribeiro na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar (1926-1963).

A obra foi publicada pelas Edições Minerva Coimbra, na Colecção Minerva História, dirigida pelo professor doutor Luís Reis Torgal.

A apresentação do livro em Oliveira do Hospital, no dia 24 de janeiro será dividida em duas sessões: 14h30 –  sessão  direcionada para o público escolar; 18h30  – público em geral.

Publicar comentário