Back

Santuário do Bom Jesus e Palácio de Mafra foram classificados como Património Mundial

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, e o Palácio de Mafra foram este sábado classificados Património Cultural Mundial da UNESCO.

A decisão decorreu da reunião do comité da organização, a decorrer em Baku, no Azerbaijão, e foi conhecida esta manhã.

O Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de  Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga.

Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata, Parque do Bom Jesus, alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015.

O Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha Maria de Áustria.

O edifício ocupa uma área aproximada de quatro hectares (37.790 m2). Construído em pedra lioz abundante na região de Mafra é constituído por 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões

 

 

Publicar comentário