Back

Seia Jazz & Blues arranca dia 18 de março

O Seia Jazz vai ter inicio na próxima segunda-feira, dia 18 de março.

15 anos separam um festival que começou tímido para se afirmar como um evento de massas em Seia e nos concelhos vizinhos.

Entre os dias 18 e 24 de março, a Primavera chega mais cedo ao som do jazz e blues de uma das bandas de referência nacional, os Budda Power Blues.

Estão ainda confirmadas as presenças de Voro Garcia, um dos maiores trompetistas do jazz espanhol, e o trio ad-hoc de veteranos, composto por Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro; o trio Elas e o Jazz, entre outros nomes. Cerca de meio milhar de alunos do ensino pré-escolar ao secundário terão ainda a oportunidade de participar em aulas interativas e workshops, com a presença de uma Big Band. Estão ainda asseguradas a animação de rua, jam sessions e exposições. O resto fica para “ouver”…

O Festival Seia Jazz & Blues sobe à Serra para mais uma edição, a 15ª, com as presenças de algumas das bandas de referência do jazz da Península Ibérica.

Entre os dias 18 e 24 de março, o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia volta a ser o palco privilegiado para ouvir o que de melhor o jazz e o blues têm para oferecer, mas não só.

Está igualmente assegurada a vertente pedagógica e o compromisso com as escolas do concelho de Seia de levar o jazz a várias instituições de ensino público, com a realização de workshops e uma série de aulas interativas a cerca de meio milhar de alunos do ensino pré-escolar ao secundário.

Entre 18 e 20 de março, a iniciativa “Escolas com Jazz” vai contar com a participação da Big Band da EPSE, projeto que nasce no âmbito da disciplina de “Projetos Coletivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão/ Cordas e Tecla da Escola Profissional da Serra da Estrela.

Os alunos das escolas do concelho vão assim ser desafiados a improvisar e a desenvolver um repertório baseado em standards do Jazz e do Blues, incentivando-os à criação artística e musical. Além das aulas interativas com a Big Band EPSE, o público em geral é chamado ao festival com atuações paralelas aos concertos, que se realizam no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. 2

No dia 22 de março, sexta, as artérias principais da cidade de Seia enchem-se de música com a banda Dixcartável, bem ao estilo das bandas Dixieland. Algures entre o imaginário de Nova Orleães e o blues vai existir muita animação. Ao início da noite, o grupo fica encarregue da receção ao concerto de Blues no Cineteatro da Casa da Cultura, a cargo dos Budda Power Blues, um espetáculo que será gravado, para editar o primeiro disco ao vivo do trio bracarense, integrado na digressão “Fifteen Long Years Tour”.

No dia 23 de março, às 15 horas, será a vez de subir ao palco o trio composto por Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro para uma revisitação coletiva das suas referências, numa homenagem a quem abriu novos caminhos para a improvisação. À noite, às 22 horas, será a vez do trio Elas e o Jazz, para recriar, a três vozes, o universo sempre contemporâneo dos musicais clássicos da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.

O encerramento do Festival Seia Jazz & Blues, a 24 de março, caberá a Voro Garcia Quintet, formado por um dos maiores músicos de jazz da atualidade, o trompetista Voro Garcia, referência incontornável do jazz espanhol, acompanhado por grandes músicos como Demian Cabaud, Jeffery Davis, José Pedro Coelho e João Pereira.

O Seia Jazz & Blues é uma iniciativa do Município de Seia e conta com a parceria da Escola Profissional da Serra da Estrela, do Conservatório de Música de Seia e do Festiva DME – Dias da Música Eletroacústica.

Publicar comentário