Back

Universidade de Coimbra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a apresentação do programa UC For All

Na próxima terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Universidade de Coimbra (UC) vai fazer a apresentação pública do programa “UC For All”.

Trata-se um plano de promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso e sucesso no ensino superior, com um foco na inclusão de estudantes com deficiência e necessidades especiais.

Na agenda do dia, está a realização de uma conferência, a demonstração de novas tecnologias para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas (ferramentas desenvolvidas no âmbito de um protocolo com a Fundação Altice) e a cerimónia de criação da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra, que contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Focado em quatro eixos (acessibilidades físicas; acessibilidades digitais; promoção do sucesso académico e prevenção do abandono; e empregabilidade), o programa UC For All será apresentado pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços da Ação Social, Cristina Albuquerque, a partir das 10h00, no Auditório D. João III no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O mesmo espaço recebe, depois, a conferência UC For All (de debate sobre estes temas), o anúncio de uma exposição sobre o primeiro caso de inclusão social no ensino superior português (o antigo estudante da UC e poeta invisual António Feliciano de Castilho) e a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a UC e a Fundação Altice (que inclui a apresentação das novas tecnologias que vão ser implementadas para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas e acessíveis para pessoas com deficiência). O encerramento desta sessão, pelas 11h25, estará a cargo do Reitor, Amílcar Falcão.

A partir das 12h00, o Pavilhão 2 do Estádio Universitário de Coimbra é palco da cerimónia de criação e instalação dos órgãos sociais da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Pro-Secção de Boccia, apoiada pela UC no âmbito do contrato-programa assinado com a AAC em julho e dando seguimento ao seu objetivo de promover uma cultura de inclusão no desporto.

A iniciativa – com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do presidente da Secção de Desporto Adaptado da AAC, Bernardo Alexandre Lopes, do presidente da AAC, Daniel Azenha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo – encerra com uma demonstração da modalidade.

Publicar comentário