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Águas de Coimbra volta a ter melhor classificação no Índice Nacional de Satisfação do Cliente

Pelo oitavo ano, a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) alcançou a melhor classificação no estudo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, no sector da água.

Na edição de 2018 do estudo, a Águas de Coimbra venceu em todos os oito indicadores de avaliação, relativamente às restantes entidades gestoras de água, mas também apresentou resultados superiores aos de 2017 em sete dos oito parâmetros: “Imagem”; “Expectativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor apercebido”; “Satisfação”; “Gestão das Reclamações” e “Lealdade”, mantendo o valor de “Confiança”.

Para a empresa, este prémio assume especial relevância, “por ser a confirmação inequívoca da qualidade dos serviços que presta à população de Coimbra, tratando-se de um serviço público municipal com quase 130 anos de história”.

Os indicadores do ECSI revelam “grande consistência no desempenho desta empresa municipal, ao longo dos últimos anos, conseguindo manter-se no topo da satisfação dos clientes, no sector da água”, adianta a AC em comunicado.

Refira-se que a liderança da Águas de Coimbra neste estudo de satisfação repete o êxito já alcançado nas edições de 2009, 2011, 2012, 2013, 2014/ 15, 2016 e 2017, sendo que, em 2010, a empresa municipal de Coimbra ficou posicionada em segundo lugar.

O Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal) é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. É desenvolvido anualmente por uma equipa que envolve o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI- NOVA), a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Português da Qualidade.

Além do sector da água, o Índice de Satisfação do Cliente mede a qualidade dos serviços nas áreas da banca, seguros, comunicações, combustíveis, gás, electricidade e transporte de passageiros.

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