Back

Cáritas Portuguesa lança pela 17ª vez a campanha “10 Milhões de Estrelas”

A Cáritas Portuguesa encontra-se a promover a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. A Cáritas Diocesana de Coimbra volta a apoiar esta iniciativa, que decorre durante os meses de novembro e dezembro.

Esta operação nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.

A campanha tem três objetivos muito simples: sinalizar o Natal cristão, sensibilizar para o valor da paz e canalizar uma ajuda monetária para uma causa concreta num país em dificuldades reais. A ideia base é acender uma vela à janela, ou de modo visível para o exterior, na noite de Natal!

Este ano, a vela ganhou uma nova cara. Está maior e em formato de estrela. Todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma vela, pelo valor de 2 euros, nas Cáritas diocesanas, nas paróquias e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação.

Do total de verbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a ação de Cáritas diocesanas no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para um projeto internacional. Este ano propõe-se apoiar a população de Moçambique, através de um projeto ali desenvolvido com a colaboração da Cáritas Portuguesa. Com esta iniciativa, nas suas vertentes nacional, local e internacional a Cáritas apresenta-se como um sinal para a vivência do Natal, momento privilegiado de encontro entre as pessoas. A vela acesa é esperança e despertadora de consciências!

Publicar comentário