Back

Carnaval comemorado em Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra preparou uma série de iniciativas temáticas com o objetivo de celebrar o Carnaval, comemorado hoje.

Aproveitando este período de interrupção letiva, a autarquia propõe várias atividades dirigidas ao público infantojuvenil relacionadas com esta tradição.

Na quarta-feira, dia 6 de março, entre as 15h00 e as 17h30, as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, terão oportunidade de participar numa oficina de construção e decoração de uma máscara de Careto, antecedida de uma breve introdução à história e origem dos Caretos, a cargo do Grupo Etnográfico e Folclórico da Associação Académica – GEFAC, e de António Jorge (artista, detentor de várias máscaras). Nesta iniciativa serão visados três Entrudos Chocalheiros do país que têm ligação às vivências de Miguel Torga.

O maior destaque será dado aos Caretos de Podence, os mais conhecidos do país e originais da região de Trás-os-Montes. Os participantes conhecerão, igualmente, os Caretos de Lazarim, oriundos de Lamego, onde o escritor viveu, enquanto jovem, que dista apenas 25 km da sua terra natal (São Martinho de Anta – Sabrosa). Por último, os Caretos da Lagoa, originários de Mira, em representação das Beiras.

Um “peddy paper” pela Baixa de Coimbra e uma oficina de Carnaval são as propostas da autarquia, que estarão disponíveis nos dias 6, 7 e 8 de março, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00. A atividade que prevê um percurso pela Baixa da cidade, de acesso livre, é dirigida a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, requerendo inscrição, através do telefone n.º 239840754, com ponto de encontro junto à entrada do Edifício Chiado.

A programação prevê ainda uma oficina de Carnaval, que decorrerá na Torre de Almedina, de 6 a 8 de março, entre as 10h00 e as 16h00, para crianças entre os 6 e os 12 anos.

Publicar comentário