Back

Falta uma semana para a Volta a Portugal do Futuro

Depois da Volta a Portugal que, como sempre decorre em agosto, chegou a vez das jovens promessas do ciclismo nacional terem também o ponto alto da temporada.

A 27ª. Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros acontece de 5 a 8 de setembro com início na Sertã e meta final em Portalegre. São cerca de 500 quilómetros distribuídos por cinco etapas que marcam esta competição destinada ao escalão Sub 23. Uma das curiosidades deste ano é a formatação dos dias de corrida com ponto de partida e chegada no mesmo local com exceção do dia de sábado que terá duas etapas.

O pelotão enfrenta no primeiro dia um circuito na Sertã, com percurso de constante sobe e desce ao longo de 115,6 quilómetros repartidos por quatro voltas que vão proporcionar grande animação na meta, instalada na Avenida 25 de abril. A Capital do Maranho reserva igualmente quatro contagens de Montanha de 3ª categoria para este dia em que se começa a pedalar às 15 horas.

A segunda etapa, a mais longa com 168,2 quilómetros começa e acaba em Abrantes depois de uma incursão em Ponte de Sor e terras ribatejanas. Há Metas Volantes na passagem por Tramagal, Chouto e Golegã.

Com o fim-de-semana a chegar, a Volta a Portugal do Futuro ruma ao Alentejo. Abrantes dá novamente a partida a uma etapa que vai terminar em Castelo de Vide. Este será um sábado longo de competição porque de manhã pedalam-se 79,9 quilómetros e à tarde, ainda na vila alentejana, como aconteceu no ano passado, decorre o curto mas exigente contrarrelógio de 8,4 quilómetros com subida à ermida da Sr.ª da Penha na sobranceira Serra de S. Paulo.

Já com os candidatos à vitória perfeitamente identificados e selecionados restará um dia para fechar as contas desta 27ª edição da Volta Portugal Futuro, e que dia! No domingo, 8 de setembro, Portalegre vai coroar o campeão que terá de provar ser um verdadeiro “duro do asfalto”. A quinta e última etapa tem 122,8 quilómetros com Metas Volantes no Crato, Monforte e Arronches e na fase final dois decisivos Prémios de Montanha de 2ª categoria, Serra de S. Mamede e Cabeço do Mouro. Só os melhores vão chegar aos primeiros lugares na Avenida da Liberdade, em Portalegre.

Quem vai suceder ao jovem Venceslau Fernandes, vencedor do ano passado e filho do mítico corredor dos anos oitenta com o mesmo nome? A Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é uma prova que ao longo dos anos tem vindo a revelar os nomes que mais tarde se afirmam na modalidade.

Publicar comentário