Back

Famosas fazem apelo à prevenção no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

A atriz Sofia Ribeiro, que foi vítima de um cancro de mama, deixou um apelo aos seus fãs no Dia Nacional da Prevenção do Cancro de Mama no seu Instagram, com foto onde mostra um dos seus peitos.

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama está a ser celebrado hoje, com ações de sensabilização e de informação sobre a doença.

Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 5000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.

Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção.

Publicar comentário

Share This