A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) recebe hoje amanhã a conferência “New Challenges in Medical Physics”, promovida pelo Programa UT Austin Portugal.
O evento, a decorrer no Auditório da Subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde (Polo III) da UC, vai envolver mais de 150 especialistas nacionais e internacionais, incluindo investigadores do MD Anderson Cancer Center (MDACC) da Universidade do Texas (EUA) – conceituado centro de investigação na área do cancro (com recurso a técnicas inovadoras, nomeadamente terapia de protões).
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fará o discurso de encerramento do primeiro dia de debate, hoje, pelas 16h30.
O objetivo da iniciativa – que tem coordenação científica da FMUC e dos seus Instituto para Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) – é reunir médicos, engenheiros biomédicos, físicos, enfermeiros, técnicos de imagiologia médica, de radioterapia, investigadores e estudantes destas áreas, para debater os novos desafios na área da física médica e identificar novas oportunidades de colaboração entre o MDACC e os centros de investigação nacionais que atuam na área do cancro.
“Para além de investigadores de instituições portuguesas, vão estar também profissionais do MD Anderson Cancer Center e do German Cancer Research Center [da Alemanha], para discutirmos as tendências atuais e promover o intercâmbio de conhecimentos em física médica, nomeadamente em abordagens inovadoras de radioterapia, terapia com radionuclídeos e terapia com protões”, sublinha Maria Filomena Botelho, professora catedrática e investigadora da FMUC e do iCBR/CIMAGO.
A cerimónia de abertura da conferência “New Challenges in Medical Physics realiza-se às 10h30 de amanhã, com as intervenções do diretor da FMUC, do co-diretor nacional do Programa UT Austin Portugal, Rui Oliveira, da presidente do Instituto Portugal de Oncologia de Coimbra – Francisco Gentil, Margarida Ornelas, da presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Catarina Resende Oliveira, e de Maria Filomena Botelho.
O programa completo do evento pode ser consultado em https://utaustinportugal.org/events/new-challenges-in-medical-physics/.
Iniciado em 2007 (e, entretanto, renovado até 2030), o Programa UT Austin Portugal é uma parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A física médica é uma das cinco áreas de atuação do Programa UT Austin Portugal, que pretende promover o estabelecimento de parcerias conjuntas entre a Dell Medical School de UT Austin, a Cockrell School of Engineering, o MD Anderson Cancer Center da UT e grupos de investigação portugueses, em matéria de terapias oncológicas com radiação incluindo protões. Alinhada com a estratégia nacional para o desenvolvimento de terapias com feixes de partículas de alta energia para tratamento do cancro, esta iniciativa pretende aumentar a formação avançada de especialistas em radiologia oncológica.