Back

França é a grande vencedora do 2019 Trail World Championships disputado em Portugal

Miranda do Corvo recebeu os melhores atletas do Mundo do Trail Running. Portugal conquistou o 5º lugar colectivo homens e o 10º lugar colectivo mulheres.

Pela segunda vez na história, coube a Portugal a organização do Campeonato do Mundo de Trail – 2019 Trail World Championships – prova que decorreu hoje nos trilhos da Serra da Lousã, com partida e chegada em Miranda do Corvo e integrada nos Trilhos dos Abutres, um dos mais emblemáticos eventos de trail running a nível nacional, já com projecção mundial.

O primeiro grande vencedor foi o público que encheu de alegria e cor os trilhos, em diversos pontos do percurso, apoiando incansavelmente os mais de 500 atletas, oriundos de 52 países, criando um ambiente único e indescritível, ao nível das grandes provas internacionais.

Depois de uma semana marcada pela chuva e condições atmosféricas adversas, o dia da competição ‘acordou’ com um tempo propício para que todos os atletas pudessem desfrutar ao máximo dos trilhos.

No plano competitivo, a prova foi marcada por alguns resultados surpreendentes e que contrariam algumas das expectativas criadas à partida. Contudo, como já era esperado, a selecção francesa dominou nos sectores masculino e feminino. Nos homens, a França alcançou o primeiro lugar colectivo, seguindo-se a Grã-Bretanha e a Espanha.

Nas mulheres, também a França foi a vencedora, ficando a Espanha em segundo e a Roménia em terceiro. A nível individual, nos homens, o vencedor foi Jonathan Albon da Grã-Bretanha, seguindo-se Julien Rancon da França e Christian Mathys da Suíça que, surpreendentemente liderou a prova durante grande parte do percurso.

O até hoje campeão do mundo, o espanhol Luis Hernando, ficou-se pela 11ª posição. Nas mulheres, a prova foi ganha pela francesa Blandine Lhirondel da França.

O segundo lugar foi também uma surpresa, sendo ocupado pela neozelandesa Ruth Croft. Sheila Aviles da Espanha foi terceira. Nas mulheres, a grande desilusão foi a desistência da holandesa Ragna Debats, anterior campeã do Mundo.

O melhor atleta português foi Hélio Fumo que ficou na 10ª posição da geral. Colectivamente, a nossa selecção ficou em 5º lugar. Já Mary Vieira foi a melhor portuguesa, tendo a nossa equipa feminina conquistado um honroso 10º lugar.  

Os Trilhos dos Abutres – 2019 Trail World Championships são uma organização Associação Abutrica, Federação Portuguesa de Atletismo, ITRA – International Trail Running Association, International Association of Ultrarunners, com o apoio Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Município de Coimbra, Turismo Centro de Portugal, CIM Região de Coimbra, Aldeias do Xisto e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Publicar comentário