Back

Praça da República em Coimbra vai entrar em obras

A empreitada de requalificação e conservação da calçada da Praça da República tem início na próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro.

“Uma intervenção que visa a melhoria da segurança e do conforto na circulação viária e pedonal desta zona central da cidade”, refere em comunicado a autarquia.

A obra vai ser realizada pela “empresa Ilhaugusto – Construções, Lda., vencedora do concurso, pelo valor de 137.350 euros (IVA incluído), e vai implicar condicionamentos pontuais no trânsito e no estacionamento na zona envolvente”, revela ainda a edilidade.

Com esta empreitada a autarquia pretende “otimizar o espaço público numa zona de forte circulação viária e pedonal, que apresenta, por isso, várias anomalias no pavimento”.

Os trabalhos referem-se, essencialmente, ao levantamento da calçada, com regularização da base, à reformulação dos sistemas de drenagem, nomeadamente sarjetas e sumidouros, e ao ajustamento das cotas das tampas das caixas de infraestruturas existentes. Está ainda previsto o levantamento do lancil envolvente à Praça da República e a sua substituição por novos lancis de granito.

A ligação da Praça da República com a Av. Sá da Bandeira também vai ser intervencionada, de forma a suprimir o desnível existente, estando previsto o levantamento da calçada e a respetiva reposição à nova cota, para manter a homogenia dos passeios. Está ainda prevista a requalificação do passeio em frente ao Jardim da Sereia.

A empreitada vai obrigar a condicionamentos pontuais no trânsito e no estacionamento em toda a Praça da República e zonas envolventes.

Publicar comentário