Voluntários encontram embalagem com 37 anos durante ação de recolha de lixo na Serra da Estrela

A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo na zona da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

Entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.

A ação decorreu ontem, com vários voluntários a reuniram-se junto à Torre para a recolha de lixo.

blank

“Cada um de nós, equipados com luvas e sacos de serapilheira, metemos mãos à obra e recolhemos diversos resíduos existentes, especialmente junto às linhas de água”, refere Susana Ribeiro, uma das participantes na iniciativa.

“Uma, entre as muitas embalagens recolhidas, chamou à atenção e surpreendeu-nos pela longevidade. Enquanto eu olhava para a embalagem de Planta que tinha encontrado junto a uma pedra, sem nunca ter visto outra igual, os voluntários mais velhos exclamavam surpreendidos: ‘Essas embalagens já nem existem! Isso é dos anos 80’. Limpando o fundo foi possível confirmar a data de validade: 13 de julho de 1982”, revela.

blank

Esta embalagem foi “apenas um dos milhares de resíduos encontrados durante à ação, mas ilustra com clareza a dificuldade de decomposição do plástico e a necessidade de medidas para combater esta que é uma das maiores ameaças ao ambiente”.

Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo Natura IMB Hotels em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CentroTV nas redes sociais

blank

Meteorologia Centro

blankblankblank

blankblankblank

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist